Único laboratório privado de pesquisa em neurociência cognitiva e comportamental aplicada do país, localizado em Uberlândia, desenvolve pesquisas para transformar a qualificação de pessoas
Os processos de ensino e aprendizagem são essenciais para a formação dos indivíduos e para a vida em sociedade, pois envolvem a troca de informações com objetivos definidos. No entanto, enfatizar apenas as características sociais desses processos pode prejudicar a formação de pessoas. Isso porque o ensino e a aprendizagem são, em essência, fenômenos neurobiológicos e, para ser eficaz, a formação de pessoas precisa de métodos mais eficientes, baseados em pesquisa em neurociência.
Nesse contexto, foi criada a Bittar Neurociência, único laboratório privado de pesquisa em neurociência cognitiva e comportamental aplicada do Brasil, cujas pesquisas são voltadas para o desenvolvimento de soluções para gerir e qualificar pessoas. Por meio do mapeamento de atividades cognitivas e comportamentais, é possível desenvolver técnicas e métodos para aumentar a produtividade, otimizar o aprendizado e gerenciar foco e atenção. O laboratório também elabora metodologias de ensino com recursos de Realidade Virtual. Clique aqui para saber mais.
É importante ressaltar que, no campo da ciência, houve progresso significativo no entendimento da formação e do armazenamento de memórias cerebrais, mas questões sobre como o conhecimento é elaborado e expresso no cérebro ainda carecem de compreensão. Também é necessário avaliar as técnicas pedagógicas sob uma perspectiva neurocientífica, para facilitar o processamento e a aplicação de conhecimento.
Essa transformação no modo de ensinar e aprender impactará diretamente todos os campos da vida e é fundamental para ajudar a enfrentar as crises educacional e econômica pelas quais o mundo passa. O cenário atual demanda pessoas mais qualificadas, que saibam lidar com problemas complexos ao mesmo tempo que atuem de forma produtiva. Porque, se o que existe não funciona, alguém tem que avançar.