Os processos de ensino e aprendizagem são essenciais para a formação dos
indivíduos e para a vida em sociedade, pois envolvem a troca de informações com objetivos
definidos. No entanto, enfatizar apenas as características sociais desses processos pode
prejudicar a formação de pessoas. Isso porque o ensino e a aprendizagem são, em
essência, fenômenos neurobiológicos e, para ser eficaz, a formação de pessoas precisa de
métodos mais eficientes.
Nesse contexto, foi criada a Bittar Neurociência, que consiste no único laboratório
privado de pesquisa em neurociência cognitiva e comportamental aplicada do Brasil, cujas
pesquisas são voltadas para o desenvolvimento de soluções para gerir e qualificar pessoas.
Por meio do mapeamento de atividades cognitivas e comportamentais, é possível
desenvolver técnicas e métodos para aumentar a produtividade, otimizar o aprendizado e
gerenciar foco e atenção.
É importante ressaltar que, no campo da ciência, houve progresso significativo no
entendimento da formação e do armazenamento de memórias cerebrais, mas questões
sobre como o conhecimento é elaborado e expresso no cérebro ainda carecem de
compreensão. Também é necessário avaliar as técnicas pedagógicas sob uma perspectiva
neurocientífica, para facilitar o processamento e a aplicação de conhecimento.
Essa transformação no modo de ensinar e aprender impactará diretamente todos os
campos da vida e é fundamental para ajudar a enfrentar as crises educacional e econômica
pelas quais o mundo passa. O cenário atual demanda pessoas mais qualificadas, que
saibam lidar com problemas complexos ao mesmo tempo que atuem de forma produtiva.
Porque, se o que existe não funciona, alguém tem que avançar.
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